
A filosofia estoica para uma vida mais significativa
Como a filosofia estoica, praticada por grandes pensadores como Marco Aurélio e Sêneca, pode te ajudar a lidar com as adversidades, cultivar a virtude e encontrar a felicidade duradoura. Neste artigo, você aprenderá como aplicar os princípios estoicos no seu dia a dia e transformar sua perspectiva sobre a vida.
FILOSOFIA
Samuel Schaia
10/17/20245 min read
O sofrimento é opcional?
O Estoicismo é um guia para a conquista da serenidade e destruição da fragilidade!
“O mundo tem problemas!”
O mundo sempre terá problemas, o que importa é como você lida com eles!
Em relação a uma situação difícil da vida: Você consegue resolver? Aja e não se preocupe, pois você pode resolver! Você não pode fazer nada a respeito, também não se preocupe, pois você não pode fazer nada a respeito, só te cabe aceitar a situação!
Foi com essa e diversas outras afirmações e modos de pensar que grandes pensadores e imperadores romanos obtiveram grandes conquistas, expansão do seu império e ficaram na história, por meio da sua forma estoica de pensar e agir diante da vida!
A “tríade de ouro” do Estoicismo é constituída pelos pensadores: Sêneca, que foi escritor e estadista; Epiteto, sendo o pensador escravo; E o mais conhecido hoje, Marco Aurélio, o imperador romano.
Com seus livros, eles nos relatam sobre as suas vidas e como as integravam como seu modo de pensar, na luta para a construção das virtudes que amadurecem.
A questão do amadurecimento tem ganhado relevância cada dia mais na psicologia e terapias de modo geral, devido a sociedade tão desestruturada como está hoje, reina uma carência da ordem, da evolução e da construção não apenas de instituições duradouras, mas de homens que seguem valores profundos e que saibam viver com magnanimidade.
A palavra “magnanimidade” significa, no contexto do estoicismo:
Uma virtude que se manifesta em uma alma grande, capaz de lidar com a vida de forma nobre e equilibrada. É um conceito que transcende a mera grandeza, englobando um conjunto de qualidades que permitem ao indivíduo viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
Ao ter o papel de líder, o desenvolvimento de maturidade precisa ser um objetivo permanente para o autodesenvolvimento. Não falo aqui apenas de um Líder político, como foi o caso do Imperador filósofo, mas falo dos psicólogos, professores, terapeutas, pais e pensadores que estão a frente de comportamentos e pensamentos de grupos, famílias, pacientes e demais pessoas. Você precisa liderar com grandeza, ser maduro, magnânimo e forte!
"Homens fortes criam tempos fáceis, e tempos fáceis geram homens fracos; mas homens fracos criam tempos difíceis, e tempos difíceis geram homens fortes".
Essa é uma frase que engloba reflexões da natureza profundamente humana, ela não tem autoria conhecida, mas mesmo assim faz um grande sucesso na Web, ao retratar sentimentos universais que temos no mundo de hoje. Este que é cheio de tecnologias, facilidades, e conforto, mas mesmo assim, compartilhamos de um sentimento de embotamento diante da miséria, do “regresso” do desenvolvimento humano acerca da forma em que vivemos, ou melhor dizendo: do por quê vivemos!
“Temos as máquinas, mas vivemos como escravos” dizia Chaplin.
Peço licença para parafrasear afirmando que “Temos conforto, mas somos escravos de nós mesmos”, somos muitas vezes escravos de nossos impulsos primários e animais, acabamos por nos debater sobre nossas próprias carnes, temos conforto e não conseguimos nos orientar segundo a ética que defendemos, acabamos sendo birutas e hipócritas, temos conforto, mas não conseguimos ver beleza na vida em vivemos, temos conforto e não acreditamos mais na verdade ou no senso de dever, temos conforto e não cremos mais na bondade humana, apenas na corrupção, tendenciosidade, falsidade e transgressão moral.
Temos muito o que falar, mas pouco paramos para pensar e analisar o que nos acontece como seres humanos e o que estamos fazendo com nossas vidas!
Como psicólogo, olho para o Estoicismo como uma linha de pensamento, esta que pode ser empregada de diversas formas, a depender da análise que se faz e das particularidades com que busca esse conhecimento, seja para qual área da vida você busca aprimorar-se, seja como aquisição de uma ferramenta para terapia com seus pacientes, ou seja por curiosidade histórica, até porque o Estoicismo está novamente na moda, assim ocorre com muitas e variadas escolas de pensamento, ou modismo de pensar e agir, que emergem de tempos em tempos ganhando as mentes e corações até mesmo de quem não parou para pensar porque está repetindo certas frases, ideias ou formas de viver, apenas está seguindo a massa.
Esse é o caso do Estoicismo? Não exatamente. É verdade que ele tem se tornado um modismo, ou pelo menos afirmar que é estoico, sem mesmo o cara ter lido um único livro estoico; Por isso gosto tanto da frase do professor filosofia Guilherme Freire: “Tu não é estoico, tu é malandro!”, em que explicita esse modismo e hipocrisia.
O estoicismo em si mesmo não é modismo, e nele contém muita sabedoria, e nele é exposto muito da natureza do homem, quero dizer, as bases do comportamento humano e muitos de seus desdobramentos, como o desenvolvimento da maturidade ao ter maior controle sobre si mesmo e sobre as suas ações. Por isso afirmo com toda a certeza; O Estoicismo é muito útil para a psicologia! Não só útil, mas fundamental!
A maturidade e agir com sinceridade são dois dos principais pilares dessa filosofia, porque nela uma ação sua deve ser coerente com a outra. O objetivo é levar uma vida refletida e não se limitar aos próprios pensamentos, mas agir, agir de acordo com essas reflexões.
Algumas reflexões que temos sobre a vida são evidentes, como “colocar em uma balança” os prós e contras de agir de determinada forma, ou mesmo o comportamento reflexo animal em “buscar o prazer e fugir da dor”. O Estoicismo nos coloca diante de um ponto privilegiado para observarmos a própria vida e a sociedade de forma a buscar viver buscando um bem maior.
É por isso que algumas pessoas demonstram ser inabaláveis diante das dificuldades da vida, enquanto muitos sufocam sem achar uma saída, mesmo diante de pequenos contratempos.
A resposta Grega para enfrentar o caos – este caos que poderá chegar na sua vida, com o falecimento de um familiar, a falência ou uma doença – é a tranquilidade advinda da Escola Estoica, aumentando assim o controle sobre si mesmo, a aceitação do que te acontece sem deixar o que acontece ao seu redor determinar seus sentimentos e reações. Você se torna mais humano e dono de si com o estoicismo.
Algumas reflexões do estoicismo para você implementar na sua vida:
A felicidade duradoura, independentemente das circunstâncias externas;
Busca pela virtude, conquistando uma vida mais plena e significativa;
Sabedoria, coragem, justiça e temperança como caminho da felicidade;
Agir somente de modo racional, sem impulsividade para tomar decisões;
Analisar o que está sob nosso controle e o que está para além dele;
Ser um bom observador e entender que existem formas melhores de viver e piores;
O senso de propósito e de missão é que fazem viver como realmente humano;
Não se desesperar, desenvolver serenidade baseada no propósito maior para a sua vida te faz reagir de modo racional e tranquilo diante de qualquer situação;
Ser autêntico, primeiro consigo mesmo, admita suas falhas, desejos, dificuldades e aspirações de vida, só assim conseguirá ser íntegro e feliz;
Servir aos outros e a uma causa maior que si mesmo, viver para satisfazer a si mesmo é a meta dos fracos e imaturos.
Esses princípios estoicos são milenares e venceram a prova dos tempos, pois mesmo hoje, as pessoas que assim vivem obtêm melhores resultados nos vários campos de suas vidas, como trabalho, carreira, relacionamentos, família e saúde;
Como nos lembra Marco Aurélio: "A primeira regra é manter o espírito tranquilo."
Ao seguirmos esse princípio, estaremos mais preparados para enfrentar os desafios da vida e encontrar o nosso lugar no universo.

